“E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.” (Atos 16:6)
Quem nunca ficou atônito com alguns “Nãos” de Deus? O “Sim” de Deus nos abençoa, o Não de Deus nos protege. Mas nossa humanidade insiste em desejar o que Deus não nos autoriza e não nos respalda, por isso, por sermos nascidos de novo e termos o conteúdo da vida de Deus, precisamos ser sensíveis e obedientes quando o “Não” chega, pois estamos sendo protegidos.
Ao longo da vida, somos solicitados diariamente a fazer coisas que a carne pede e a alma solicita. Os inimigos da nossa chamada se nos apresentam (solicitações inadequadas), e precisamos, como homens e mulheres de Deus, estar atentos para que as solicitudes não nos arranquem do propósito nem roubem nossa visão de caminhar com Ele. “Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.” (Atos 17:28)
Bem, sabemos que dEle somos, e por Ele somos movidos. Qual a diferença entre nós e os demais seres humanos? Nós somos do céu e temos as características de homens de Deus, e não seremos aceitos em alguns ambientes onde transitamos, pois temos uma nova natureza. É por isso que, em ocasiões muito pontuais, o Espírito de Deus, que se move em nós, sabe que estamos em perigo, e entra em ação e nos impede de consolidar alguns projetos pessoais ou sonhos que estamos conectados.
Muitas vezes, ficamos sem entender como em nossas vidas tantas coisas não aconteceram ainda, e parece que fomos impedidos por homens, mas NÃO, é o próprio Deus, na Pessoa do Espírito, que se adianta e nos proíbe de entrar em lugares ou projetos que tragam dores futuras para nós, e comprometam nossa geração, pois naquilo que está a direção dEle, tudo se torna formoso e perfeito.
“Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha? Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar. Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim. Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida.” (Eclesiastes 3:9-12)
Impedidos pelo Espírito Santo de avançar em um projeto não significa que o projeto esteja errado ou que o sonho não será realizado. Na verdade, essa pausa que o Espírito nos dá é um treino para nossa maturidade e para avançarmos na hora certa na direção do que Ele mesmo imprimiu dentro de nós.
O PROJETO É DELE
“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.” (Filipenses 2:13-15)
Deus coloca em nós o querer e efetuar, segundo a Sua boa vontade para que o projeto seja dEle e não nosso, pois aqueles projetos que são efetivados no desejo da alma sofrerão consequências de entristecimento, porém os projetos do espírito provocarão alegria que só o Fruto do Espírito poderá manifestar.
Esperar e entender a hora de Deus é uma das maiores dádivas na vida daqueles que nasceram de novo. Se você se sente impedido por algo que julga ser de Deus, consulte-O, pois Paulo, Silas, Timóteo e Lucas foram impedidos por um tempo, mas na experiência e maturidade Deus lhes entregou aqueles territórios. No impedimento você não está sendo punido, está sendo protegido.
Continua...
Comments