Existia, na Antiguidade, um mito grego que relatava a história da esfinge de Tebas. Ociosa e sedenta por devorar os ignorantes, a esfinge fazia uma pergunta e aquele transeunte que não acertasse a resposta, era impiedosamente estrangulado. O enigma da esfinge era um: “Qual o animal que de manhã tem quatro patas, ao entardecer tem duas e ao anoitecer tem três patas”? A resposta: O homem.
Esse era o mito da Grécia. Ainda hoje, vivemos uma espécie de enigma. E a apesar das perguntas serem diferentes, a resposta é a mesma: O homem.
Pessoas estão no centro de qualquer negócio. Pessoas são o principal capital. Pessoas. Sempre serão pessoas. O enigma ou o grande desafio é saber “quem são as pessoas”. E quando falo isso, não me refiro a se são boas ou ruins e sim, ao perfil de personalidade, o que chamo de “os mais e o menos”. Os mais agitados e os menos agitados. Os mais pacientes e os mais rápidos. Os mais mandões e os obedientes. O fato de não conhecermos exatamente esse perfil, traz um comportamento padrão para todas as pessoas. O senso geral dá uma forcinha. “Trate sempre alguém como você gostaria de ser tratado”. No entanto, deveríamos tratar as pessoas sempre como elas gostariam de ser tratadas. Mas, como fazer isso sem saber? Ou melhor, sem entender? Agimos instintivamente. Às vezes dá certo; às vezes, não.
No casamento, ousamos dizer que encontramos a alma gêmea e começamos a entregar tudo o que achamos importante e esquecer aquilo que não é relevante para nós, porque temos “certeza” que estamos fazendo o outro feliz. Sem perceber, acabamos relacionamentos com um único sentimento: Injustiça.
Nas famílias, entregamos a mesma educação para todos os filhos e uns se dão muito bem, outros não.
Nas empresas, os gestores se esmeram atrás de currículos que preencham os requisitos dos cargos e contratam até altos executivos, para depois demitir “por incompatibilidade”.
Pessoas são o enigma e a solução. Entregar o que elas precisam, traz uma imediata solução para casamentos, famílias e empresas. Para que isso aconteça, o primeiro passo é conhecer o perfil comportamental delas. O segundo passo, suas crenças e valores. E o terceiro, é trazer tudo isso para atender a um propósito de ambas as partes.
Deixo, abaixo, para aqueles que
se interessarem, o endereço do assessment que tenho trabalhado com excelente resultado.
Até breve!
Margô Rahhal
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